segunda-feira, 28 de junho de 2010

Somente 22 homens correndo atrás de uma bola... “Somente”?


Póóóóóóóóóóóó


É esse o som que estamos escutando com freqüência nesses dias de Copa do Mundo na África do Sul. Apesar de muito irritante, nossos [malditos] vizinhos tocam como se o instrumento originasse um barulho magnífico a partir de vibrações feitas com os lábios. (O que me fode é o fato que quando eu tocava corneta no andar superior de casa, os malditos reclamavam! Olha que eu tocava música e não era só barulho!) .

Mas não é pra falar mal de vuvuzelas que eu estou aqui. Mas a citei porque ela é o ápice para “soccer haters” começarem a reclamar de toda a festa do povo com o futebol.

A argumentação começa de “não vou ganhar nada torcendo pra seleção” e vai até “Porque eu assistiria um bando de homens correndo atrás de uma bola?”; que, mesmo tendo pouco gosto pelo esporte, não concordo com tais afirmações e questionamentos irônicos.

Será que o futebol é apenas isso? Onze jogadores, de cada time, correndo atrás de uma bola? A resposta claramente é não. O futebol pode revelar uma complexibilidade e tanto se você começar a analisá-lo. Um time consiste de vários jogadores com posições e funções diferentes. Se a argumentação dos soccer haters estivesse certa, veríamos uma aglomeração de pessoas se chutando logo atrás de uma esfera tecnologicamente projetada para levar pancadas de seus pés.

Eu não entendo necas de futebol, mas respeito. Não é algo tão simples quanto parece. Não gostamos de futebol porque éramos os sedentários da aula de educação física que preferiam sentar-se ao invés de disputar um jogo e correr o risco de ter o braço quebrado. Não gostamos de futebol porque vôlei parecia mais divertido. Não gostamos de futebol porque achamos que o trabalho intelectual é mais importante e não percebemos que bons jogadores de futebol também trabalham intelectualmente. (Lembrando que o intelecto não parte da premissa do cara ter boas notas na escola ou ter um ensino médio completo, por exemplo. Temos um presidente que não tinha nível superior).

Ta ok. Muito senso comum o que eu estou falando. Eu não sou a melhor pessoa pra discutir futebol, confesso. Só quero tentar mostrar que futebol não é um circo sem importância. Além disso, o poder que o futebol tem na economia é grande. Muita gente se beneficia do futebol diretamente ou indiretamente.

A maioria dos grandes jogadores eram pobres. Um estádio precisa de funcionários. Um torcedor pra pagar o ingresso precisa ter um trabalho (com exceção de corinthianos, que ... deixa quieto... hahaha... brincadeira – brincadeira o cacete, só não quero morrer uhaehuae). Empresas privadas se beneficiam do futebol na publicidade. Atores se beneficiam da publicidade das empresas. As escolas de atores se beneficiam com novos alunos que querem ser atores pela profissão ser beneficiada com publicidade (Ufa!...). Ou seja, é uma bola de neve de benefícios.

Você pode estar sendo beneficiado de alguma forma por causa desse esporte, que querendo ou não é nossa cultura. Seriamos mais felizes se todo esse amor fosse destinado à algo mais sólido, mas tudo isso depende de investimento NA EDUCAÇÃO! Não culpem o futebol pela acefalia do povo. GRATO!



7 comentários:

  1. ah, mas o q me tira do sério não é o futebol em si. futebol é, de fato, um esporte interessante. o que ferra é esse falso patriotismo que surge com a copa do mundo. "eba, vamos torcer pro brasil, com banderinhas verde-e-amarelas e rosto pintado! eba!". cadê esse povo quando o congresso aprova o próprio aumento de salário? =/

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com o seu texto!
    Ou quase...
    Na verdade, o nosso presidente não é nenhum modelo de intelecto avanç... hã... digo... nenhum modelo de intelecto - avançado seria exigir muito!
    E quanto aos corinthianos que não tem dinheiro para assistir aos jogos de futebol no estádio... adivinha!? eu tenho o suficiente para comprar uma arma e te dar um tiro!
    [HAHAHAHAHAAHAH (risada maquiavélica!)]
    PEÇA DESCULPA DIREITO!
    Mudando de assunto, o que me deixa puta - PUTA!- não é o futebol, na verdade, eu gosto de futebol e assisto à maioria dos jogos, o que me tira do sério é o fato de a atenção da população ser completamente desfocada do que realmente interessa. Quantas pessoas SABEM que o congresso aprovou o próprio aumento?? E das que sabem, quantas se importam?? Esse é um ano eleitoral, e, em vez de nos preocuparmos com quem será o próximo presidente da república, tocamos as malditas vuvuzelas por horas à fio depois de qualquer vitória brasileira. A questão é: o patriotismo não é só importante, é imprescindível, mas não pode, e não deve, aparecer apenas de 4 em 4 anos.
    E TENHO DITO!

    ResponderExcluir
  4. Sim sim, concordo plenamente.

    Eu chego numa tese em que os brasileiros acéfalos se orgulham daquilo que eles SABEM que mereça tal atenção. Você não vai ver ninguém usufruindo dos seus direitos perante um governo republicano pois a maioria não sabe o que é uma república. Como podemos pedir tal patriotismo se nem entendemos (generalizando) o processo de independencia, nem a inconfidencia minera e outras revoltas na nossa história.

    É mais fácil nos orgulhar do conhecimento acessível, que no caso é o futebol. Por isso citei a educação em meu texto. Antes de ser patriota, um brasileiro deve conhecer motivos pra isso.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Eu não desgosto só do futebol em si, achando-o um esporte inútil para a maioria. Uma que os jogadores viram meio que " pessoas privilegiadas que dificilmente são punidas com a lei" ou quando são, não se faz a aplicação da maneira como se faz com uma pessoa comum. Outra é que, o futebol é um conhecimento tão acessivel ao " frascos e comprimidos", quer dizer, fracos e oprimidos, porque eles não estão lá na África vendo os jogos do Brasil, eim?

    Discordo da parte em que tu dizes que todos ganham; não creio que só pelo fato de o McDonalds estar patrocinando sei lá o que na copa, o pagamento furreca de 1/4 de salario mínimo ou menos de quem trabalha nele, irá aumentar. (:

    Grande parte da população tem o conhecimento acessivel.Aqui em Joinville, uma cidade de 500 mil habitantes, por exemplo, temos o índice de pessoas que nunca foram a escola beirando a zero. Todos tiveram a oportunidade de obter conhecimento, seja de que forma for, e na qualidade que for. Mas tem aqueles que mesmo na dificuldade, conquistam muita coisa. Outros, enquanto a professorar explica, passa tarefas e livros para ler, está gazeando ( cabulando, sei lá como vocês falam ai) a aula. Então, ao meu ver, a maioria é anecéfala, por que quer ser, e não porque são pobres coitados açoitados pelo captalismo exclusivo.Não tenho dó deles um pingo se quer, bando de preguiçosos! HAM!

    Ps: Se você ver algum erro grotesco de digitação, me perdoe. Estou escrevendo com um olho aberto e o outro fechado Sr. Barbicha (:

    ResponderExcluir
  7. Olha pq eu adoro a Copa da África:
    http://drpepper.uol.com.br/swf/vuvuzela3.swf
    ^
    ^
    ^
    Pqp, isso vai pegar e em 2014 estamos fudidos!

    ResponderExcluir